Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
 
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
     
  Neurocirurgia com paciente acordado O Hospital Universitário Alzira Velano realizou ontem,quarta-feira,dia 24, a primeira neurocirurgia com paciente acordado.
Soloni Viana 25/01/2018 - 13:20:5
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Roberto Salvador, Otacílio M. Guimarães, Matheus D. Guimarães Ampliar foto
O Hospital Universitário Alzira Velano realizou ontem,quarta-feira,dia 24, a primeira neurocirurgia com paciente acordado.

A cirurgia foi um sucesso. O paciente está muito bem. Internado no CTI, ele está consciente,lúcido, orientado e sem sequelas.

A cirurgia, uma das primeiras realizadas no Sul de Minas, foi para a retirada de um tumor que envolvia a área motora e a área da fala,do paciente Reinaldo dos Santos Bernardes,de 52 anos de idade, trabalhador rural, de Boa Esperança.

A cirurgia foi feita por uma equipe liderada pelo coordenador da equipe de neurocirurgia do Hospital Alzira Velano, Prof Dr Otacílio Moreira Guimaraes, pelo dr Matheus Donnard Guimarães e pelo Dr Roberto Salvador,anestesista e Diretor Clinico do Hospital, com apoio de equipe de médicos residentes.

O paciente Reinaldo teve uma crise convulsiva, foi atendido no Pronto Socorro de Boa Esperança e encaminhado para o Alzira Velano. O exame de Ressonância Magnética mostrou um tumor envolvendo a área motora e da fala. O médico Otacílio Guimarães optou pela cirurgia monitorada com neuro estimulação cortical com o paciente acordado durante a retirada do tumor para que no mecanismo de retirada do tumor, não houvesse comprometimento da função motora nem da fala, e não deixasse nenhuma sequela no paciente, preservando seus movimentos, sua comunicação e sua qualidade de vida.

De acordo com Dr Otacílio Guimarães, para alcançar este apurado objetivo técnico, foi necessário um grande preparo psicológico do paciente, uma perfeita integração da equipe com o anestesista para que o neurocirurgião tivesse condição de trabalhar com segurança e retirar o tumor com precisão, sem afetar áreas importantes,preservando a qualidade de vida do paciente, sem que ele sentisse dor.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 06/12/2018  - Resultado Residência Médica
 30/11/2018  - Mês dos Prematuros
 30/11/2018  - CER III Estomias
 04/10/2018  - Dados Pronto Socorro
 09/11/2018  - Fim inscrições Residência Médica
 09/10/2018  - Alzira Velano anuncia Residência Médica
 30/08/2018  - Lavanderia do Alzira Velano
 23/08/2018  - Curso de Reabilitação Auditiva


Voltar
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.