Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
 
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
     
  Prevenção a Doenças Renais Acadêmicos Medicina Unifenas fazem campanha de prevenção a doenças renais no Alzira Velano
Soloni Viana 12/03/2018 - 15:44:34
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto

O ‘Dia Mundial do Rim’, comemorado anualmente no mês de março, este ano, foi celebrado quinta-feira, dia 8, com o tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”. A iniciativa coordenada anualmente,no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia teve como prioridade fornecer informações sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção contra a Doença Renal Crônica (DRC), que atinge 10% da população mundial.
Em Minas, a Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN), preparou uma serie de ações com objetivo de divulgar a campanha, priorizando informações sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica. Em Minas Gerais, são realizadas cerca de 122 mil hemodiálises por mês, um número alto e que precisa de atenção. É fundamental alertar as pessoas, principalmente as mulheres, sobre a importância dos rins e as doenças que acometem esse órgão, e mais ainda, divulgar a prevenção”,afirmam os especialistas.


Em Alfenas,os acadêmicos da Liga de Nefrologia,do curso de Medicina da Unifenas - sob a orientação do Prof. Dr Francisco Lello, coordenador da Central de Hemodiálise do Alzira Velano e professor do curso de Medicina da Unifenas,Alfenas - fizeram uma ação em frente ao Hospital universitário Alzira Velano, para orientar as pessoas sobre a importância dos rins e como prevenir doenças renais.
Os acadêmicos fizeram um questionário, aferiram a pressão arterial e dosaram a glicemia de mais de 100 pessoas. O presidente da Liga de Nefrologia, Luiz Fernando, informou que eles encontraram dados importantes para análise e estudo que resultarão em trabalhos cientificos para serem apresentados em Congressos. Segundo ele, numa análise preliminar, teve destaque e mereceu atenção o numero de pessoas que participaram dos testes que estavam com índice glicêmico alto, acima de 160mg/dL, sendo que algumas estavam com índice acima de 250,e afirmaram não tomar medicação e não terem conhecimento de ser diabéticos, desconhecendo as consequências do diabetes no organismo, principalmente nos rins.

Segundo a SBN,Sociedade Brasileira de Nefrologia a hipertensão arterial é responsável por 35% dos pacientes em diálise e o diabetes por 27,5% dos pacientes.
Dr Francisco Lello, lembra que os rins são essenciais para a nossa saúde, além de ser um dos órgãos mais importantes do corpo. São eles que se livram do excesso de água e toxinas, regulam a pressão arterial, produzem glóbulos vermelhos e controlam a quantidade de água e sal do corpo. A Doença Renal Crônica (DRC),explica o médico, é quando os rins são danificados ou perdem alguma função ao longo do tempo. Assim, com a falha dos rins, as impurezas não são removidas do sangue e atingem outros órgão do nosso corpo, como pulmões, cérebro e coração. Não há cura para a doença renal crônica. Os tratamentos atuais são paliativos, que devolvem a qualidade de vida do paciente, como as diálises que fazem a filtragem do sangue.
Portanto, o medico alerta é fundamental conhecer os fatores de riscos da Doença Renal. A única forma de prevenção é evitar, ou tratar esses fatores agressivos. Os principais são a hipertensão arterial, diabetes e doenças familiares. Mas obesidade, fumo, uso de medicações nefrotóxicas e outros fatores também podem comprometer a função renal.
Francisco Lello recomenda que as pessoas procurem um médico clinico para orientações, façam exames de urina regularmente, cuidem bem da alimentação, evitando alimentos com excesso de sal, tomem muita água, chás e sucos, pratiquem exercícios físicos, controlem o peso corporal, a pressão arterial, a taxa de glicose no sangue e o colesterol.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 27/06/2019  - No Alzira Velano
 27/06/2019  - Ex-aluna ministra aula de cardiologia
 25/06/2019  - Festa junina no PSF Unisaude!
 19/06/2019  - AlziraVelano é referência em asma grave
 06/06/2019  - Responsabilidade Social e 1ª Infância
 05/06/2019  - Acadêmicos de enfermagem visitam Alzira
 05/06/2019  - Semana da Enfermagem reúne equipe
 04/06/2019  - Curso de Reabilitação Auditiva


Voltar
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.