Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
 
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
     
  Dados Pronto Socorro Atendimentos realizados pelo Hospital Universitário Alzira Velano
Soloni Viana 04/10/2018 - 16:37:13
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
Cresce a cada dia o numero de pessoas que procuram o Pronto Socorro do Hospital Alzira Velano em busca de atendimento. A sala de espera do Pronto Socorro está sempre lotada. A imagem da recepção é sempre de um constante movimento de pessoas em busca de cuidado, a procura de atendimento para melhorar a doença, diminuir a dor. O movimento é intenso. Todos os dias, em todos horários, na recepção, jovens,idosos,crianças,homens e mulheres, aguardam por atendimento.Uns aguardam calmamente, outros se irritam, querem ser atendimentos com prioridade. Há pessoas que precisam de atendimento com urgência,outros podem esperar.

Há muitos casos graves e gravíssimos. As ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros chegam diversas vezes ao dia. Como o Alzira Velano é referencia regional em Trauma e Politrauma, todos acidentados nas estradas da região são levados para o Pronto Socorro. Há também os casos emergenciais de doenças graves, pacientes com AVC –acidente vascular cerebral,infarto,choques,pneumonias, que necessitam de atendimento imediato.



O Pronto Socorro do Alzira funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, sem intervalos, com equipes médicas presentes nos consultórios das especialidades básicas – Clinica Médica, Clinica Cirúrgica, Pediatria,Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia.Além dos plantonistas presentes há toda uma equipe médica de apoio - médicos radiologistas,neurologistas,urologistas,cirurgião vascular e dentistas especialistas em bucomaxilo facial.



Os dados e informações comprovam que cresce diariamente o número de pacientes e as queixas e as doenças estão cada vez mais complexas.





De acordo com o Dr Denis Claudino Silva,médico coordenador do Pronto Socorro, estes dados comprovam a importância do Hospital Alzira Velano para a população de Alfenas e são resultado do trabalho sério, de uma equipe competente, que se dedica ao atendimento humanizado, pela melhora da saúde.

“As pessoas confiam no Alzira Velano, elas sabem que somos dedicados e buscamos resolver as questões com seriedade.”



Dr Denis faz questão de frisar que os dados publicados são relativos apenas as consultas de emergência, não estão incluídos os exames de laboratório e os exames de apoio ao diagnóstico,os procedimentos como administração de medicamentos, inalação, que são realizados na sala 26 e talas e gessos que são realizados na ortopedia. Também não estão incluídos nos dados, os atendimentos feitos nos ambulatórios de especialidades médicas,em especial o ambulatório Cruz Preta,ao lado do Hospital.



Para o Dr Denis, o aumento da procura por atendimento no Pronto Socorro, tem inúmeras causas, entre elas a credibilidade que o Alzira Velano tem, o desconhecimento da real função do Pronto Socorro e dos ambulatórios de atenção básica e dos Programas de Saúde da Família- PSF, o aumento das doenças, com o envelhecimento da população e a falta de prevenção. “É preciso investir mais em prevenção,orientar melhor as pessoas sobre quando procurar o Pronto Socorro e sobre o PSF”,diz o médico.



Denis Claudino esclarece que o atendimento no Pronto Socorro do Alzira segue o Protocolo de Manchester, que define quem deve ser atendido em primeiro lugar. No protocolo de Manchester após os dados obtidos em uma pré-consulta com a enfermagem,são analisados por um software de informática, e o resultado classifica as pessoas, de acordo com a sua queixa, por cores - amarelo,laranja,verde e azul. O paciente vermelho,não tem pré consulta, é o urgência urgentíssima, na maioria das vezes chega de ambulância, com risco de morte eminente. O laranja é um caso muito grave, tem que ser atendido com muita urgência, o amarelo é grave,precisa de urgência no atendimento. O verde tem menor urgência, pode esperar,não corre risco de morrer. O azul não tem urgência nenhuma, poderia ter procurado atendimento no PSF ou em ambulatórios.

O médico explica que o Pronto Socorro atende não só pacientes do SUS,mas de vários convênios e também particulares e que todos passam pelo protocolo de Manchester.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 27/06/2019  - No Alzira Velano
 27/06/2019  - Ex-aluna ministra aula de cardiologia
 25/06/2019  - Festa junina no PSF Unisaude!
 19/06/2019  - AlziraVelano é referência em asma grave
 06/06/2019  - Responsabilidade Social e 1ª Infância
 05/06/2019  - Acadêmicos de enfermagem visitam Alzira
 05/06/2019  - Semana da Enfermagem reúne equipe
 04/06/2019  - Curso de Reabilitação Auditiva


Voltar
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.