AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Só vacina previne sarampo O sarampo, que já foi uma doença do passado, tratada em casa, sem muitas preocupações , volta este ano com força total, trazendo riscos e muitos perigos –de complicações e contaminações.
Soloni Viana 08/08/2019 - 14:18:7
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
O sarampo, que já foi uma doença do passado, tratada em casa, sem muitas preocupações , volta este ano com força total, trazendo riscos e muitos perigos –de complicações e contaminações. Depois de muitos anos sob controle, o sarampo está de volta, e a doença já é considerada surto em vários estados do país. Já mais de mil e cem casos de sarampo registrados em três meses, de 5 de maio a 3 de agosto deste ano, no Brasil. Só em São Paulo são 989 casos.

O Ministério da Saúde fez esta semana um alerta a toda a sociedade, em especial aos pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos.

Vacinar é a única forma de prevenir



O médico pediatra do Hospital Universitário Alzira Velano, e professor do curso de Medicina da Unifenas, Mateus Pagani Paiva, afirma que a volta do sarampo merece atenção e cuidado, das autoridades e de toda a comunidade. O sarampo é uma doença grave, contagiosa, que pode ter complicações, e ser fatal,- levar a morte. “É preciso prevenir a doença, fazendo a vacina e evitando o contágio. O contagio se dá através do contato com pessoas que tenham a doença.



Mateus Paiva esclarece que o sarampo não é uma doença infantil, e que acomete tanto crianças como adultos em várias idades e faz um alerta – “A única maneira de prevenir o sarampo é através da vacina. As crianças devem seguir o calendário de vacinação . E todos que ainda não vacinaram –crianças e adultos que ainda não tiveram a doença – devem procurar um posto de vacinação.



O pediatra faz questão de frisar que vacinação é a única maneira de prevenir a doença e explica que esquema vacinal vigente para as crianças é de duas doses de vacina contra sarampo , a primeira aos 12 meses – um ano de idade - a tríplice viral, e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Mas o médico orienta : atualmente todas as pessoas, crianças e adultos, de qualquer idade que ainda não fizeram a vacina, devem procurar o posto de vacinação e vacinar agora.



Os sintomas do sarampo, diz o médico, são febre alta, acima de 38,5°C,dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse ,coriza, conjuntivite e também manchas brancas que aparecem na mucosa bucal.



Ao aparecer os primeiros sintomas, as mães – ou adultos com a doença- devem procurar atendimento um posto de saúde, no PSF ou no Pronto Socorro, para fazer o diagnóstico da doença e receber todas as orientações. O sarampo dura cerca de sete dias, mas é preciso muito cuidado para não haver complicações. As complicações mais comuns são infecções respiratórias, otites, diarreias, e doenças neurológicas.



Dr Mateus orienta que é preciso evitar lugares com muitas pessoas, ambientes fechados, pois o contagio é fácil, pode acontecer pelo ar. A pessoa com sarampo, pode contaminar até 10 pessoas, através do contato. A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, é elevado o poder de contágio da doença.

Em Alfenas a vacina pode ser feita nos PSFs Primavera, Nova América, Pinheirinho e na Central de vacinação, ao lado da prefeitura Municipal.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 21/12/2023  - Preparação para o Natal
 17/11/2023  - Políticos visitam o Alzira Velano
 17/11/2023  - Hospital encerra 1ª fase do Lean
 10/11/2023  - Alzira Velano recebe premiação OURO
 25/10/2023  - Prevenção ao câncer de mama
 23/10/2023  - Pais de vestibulandos visitam Hospital
 11/10/2023  - Doar órgãos é doar vida!
 23/08/2023  - Captação de órgãos


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.