AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Entrega de próteses mamárias O Alzira Velano encerrou o outubro Rosa - mês dedicado as campanhas de prevenção contra o câncer de mama - com chave de ouro.
Soloni Viana 07/11/2019 - 12:21:10
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
O hospital entregou quarta-feira, dia 30, várias próteses mamárias para pacientes que, durante o tratamento de câncer de mama, tiveram suas mamas amputadas.

A entrega foi um momento de alegria e felicidade.

Algumas pacientes já haviam feito a cirurgia de retirada das mamas há muito tempo e se sentiam tristes e inseguras com a falta das mamas. Voltar a ter o corpo completo, ter a imagem reconstruída, era um grande sonho que foi realizado.

A prótese mamaria externa, indicada para pós mastectomia, é composta por silicone, tem volume, mobilidade e consistência semelhante ao seio natural.

Esta prótese compõe a estrutura do corpo, melhora a imagem e fortalece a confiança das mulheres, a auto estima, permitindo que a pessoa tenha segurança e se sinta a vontade realizando todas as suas atividades normalmente. A prótese pode ser usada em qualquer lugar, mesmo na piscina e na praia, pois não muda a consistência e nem endurece, mantendo as suas características originais por muito tempo.

A concessão das próteses mamárias externas é feita pelo CER III Fisio, e a entrega foi realizada pela fisioterapeuta Monica Mendonça de Souza Ferreira na Clínica de Fisioterapia do Alzira Velano.





Entre as mulheres que receberam a prótese, Dona Marina de Jesus, de 69 anos e Maria Aparecida Santos, de 49 anos, comemoraram felizes as novas mamas. Marina é de São Paulo, atualmente mora com irmãos em Paraguaçu, e não tinha as duas mamas. Maria Aparecida é casada, tem filhos, mora em Alfenas e retirou uma mama em agosto. Ao colocarem as próteses, a felicidade das duas era visível. Muita emoção e um imenso sorriso no rosto. Antes, Marina já havia usado uma prótese feita com enchimento de alpiste, que não dava segurança, mas agora comemora alegre, a nova prótese. “É excelente, ótima, melhora tudo na gente, podemos agora andar tranquilas. Sem os seios, diz ela, a gente sempre acha que estão olhando pra gente”.



No Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama, o Alzira Velano desenvolveu inúmeras atividades, com campanhas de comunicação e promoção da saúde, afixando cartazes sobre o tema, a fachada do hospital foi iluminada com a cor rosa, as recepcionaistas e funcionárias usaram camisetas rosa para trabalhar, acadêmicas da Liga de Ginecologia distribuíram folders educativos na Praça Getúlio Vargas, e o Dr Tobias Engel Botrel, do Serviço de Oncologia do Alzira Velano proferiu palestra para as funcionárias.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 09/06/2021  - Novo protocolo
 09/06/2021  - Como cuidar das crianças no outono
 09/06/2021  - Doação de leite humano na pandemia
 09/06/2021  - Comprometa-se a parar de fumar
 09/06/2021  - Outono pede cuidados com a saúde
 09/06/2021  - Equipe de enfermagem recebe homenagem
 16/09/2020  - Um ano de implante coclear
 21/05/2020  - Mães que doam leite salvam vidas


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.