AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Novembro Azul no Alzira Velano O Alzira Velano se une as instituições de saúde que celebram o novembro azul- mês dedicado a prevenção do câncer de próstata e promove campanha de esclarecimento
Soloni Viana 13/11/2019 - 16:17:57
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.



Em palestra realizada terça - feira, dia 12, o médico urologista Dr. Flavio Zambelli, falou sobre todos aspectos que envolvem o câncer de próstata, desde a fisiologia, como sintomas, causas, fatores de risco, diagnóstico e as diversas possibilidades de tratamento.



Dr Flávio enfatizou sobre a importância do exame do toque retal para o diagnóstico preciso. Muitas vezes em exame laboratorial o PSA pode ser negativo, no entanto ao fazer o exame de toque, é comprovado e que o paciente tem câncer de próstata, esclareceu o médico. “O toque pode ser desconfortável, mas é indolor e é o método mais seguro para se chegar a um diagnóstico preciso. Não há como substitui-lo . Para o médico é preciso acabar com o preconceito, informar-se corretamente e criar uma cultura de cuidado entre os homens.

Segundo o especialista, com expansão das redes sociais e das academias há uma mudança positiva no comportamento dos homens que estão mais preocupados com o corpo e com a saúde.



Saiba mais:

O que é câncer de próstata?

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um
crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

ATENÇÃO: As informações presentes nesta página têm por objetivo apoiar e informar dados úteis sobre o câncer de próstata, mas não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Em casos de suspeita, procure um médico especialista de sua confiança para avaliação.
Quais os fatores de risco?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

· Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

· Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

· Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 09/06/2021  - Novo protocolo
 09/06/2021  - Como cuidar das crianças no outono
 09/06/2021  - Doação de leite humano na pandemia
 09/06/2021  - Comprometa-se a parar de fumar
 09/06/2021  - Outono pede cuidados com a saúde
 09/06/2021  - Equipe de enfermagem recebe homenagem
 16/09/2020  - Um ano de implante coclear
 21/05/2020  - Mães que doam leite salvam vidas


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.