No PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL ALZIRA VELANO o atendimento é feito de acordo com o Protocolo de Manchester que é uma metodologia científica adotada pelo Ministério da Saúde, que tem por objetivo organizar a demanda de pacientes que procuram atendimento de emergência, identificando as prioridades clínicas antes da avaliação médica.
Ao chegar ao nosso PRONTO SOCORRO, as pessoas fazem uma ficha e serão atendidas primeiramente para uma consulta com um profissional da enfermagem que vai ouvir as queixas do paciente, ver os sinais e os sintomas clínicos apresentados, como febre, pressão arterial, taxa de glicemia, e outros, para avaliar se o caso é grave, muito grave, pouco grave ou se não tem nenhuma gravidade. Os dados colhidos são colocados num aplicativo no computador, que processa os dados e classifica o paciente de acordo com os dados apresentados.
Após essa triagem, o paciente é classificado em uma escala de prioridades definida por cores:
DE acordo com a gravidade, cada paciente recebe uma COR.
As cores VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE E AZUL sinalizam o grau de gravidade do paciente e indicam que deve ser atendido em primeiro lugar.
Os MUITO GRAVES devem ser atendidos primeiro, depois os GRAVES, em seguida os POUCO GRAVES, os sem GRAVIDADE nenhuma serão atendidos por ÚLTIMO, depois que forem atendidos todos os muito graves, os graves e os pouco graves.
Este sistema de classificação de risco permite ao médico atender primeiro os pacientes em situações agudas ou de risco, garantindo segurança, humanização e qualidade a todos os pacientes que procuram o PRONTO SOCORRO.
Casos gravíssimos. Atendimento imediato, nem passa pelo acolhimento. Risco de vida.
Casos muito graves. Atendimento urgente.
Casos graves. Atendimento rápido.
Casos sem risco.Pode aguardar o atendimento.
Pode esperar muito tempo.
O atendimento deveria ser em ambulatório.
Não é caso de pronto socorro.