AlziraVelano Unifenas
















Centro Pró-Sorriso

O que é o Centro Pró-Sorriso?

O Centro Pró-Sorriso, clínica especializada em tratar pacientes com deformidades crânio - faciais e com lesões lábio - palatais, carinhosamente conhecido por Centrinho, foi criado em agosto de 1992, a partir da experiência do Centrinho de Bauru.
É credenciado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, e atende paciente de todas regiões de Minas, através do SUS.
As atividades se desenvolvem no Hospital Universitário Alzira Velano e na clínica especializada no Campus universitário, ao lado da Clínica Odontológica do curso de Odontologia da Unifenas.
O tratamento das lesões lábio-palatais e deformidades crânio faciais envolve equipe especializada e multiprofissional formada por médicos especializados.

O que são lesões lábio-palatais?

As lesões lábio-palatais são deformidades congênitas que ocorrem entre o lábio e o palato, formadas na vida intra- uterina, nos três primeiros meses de gestação.
As lesões são visíveis e podem ser diagnosticada ao nascimento ou durante a gestação, através de ultrassonografia. São deformidades congênitas e têm várias origens: genética, hereditária, físicas, químicas, ambientais, desnutrição, alcoolismo, tabagismo e consequência do uso de drogas.
Mais conhecidas como lábio leporino ou guéla de lobo as lesões têm tratamento, desde os primeiros dias de nascimento, por uma equipe mutidisciplinar.
No pré-natal, quando diagnosticada a lesão, pelo ginecologista, a mãe é encaminhada ao Centro Pró- Sorriso da UNIFENAS, onde inicia-se o tratamento e é feito um trabalho de informação e esclarecimento aos pais.
O Centro Pró-Sorriso cuida e trata da criança portadora da lesão e também de toda a sua família. Antes mesmo da criança nascer a família já recebe orientação do Serviço de Assistência Social e do Serviço de Psicologia da UNIFENAS.

Qual profissional atua no Centro Pró-sorriso?

O Pró-Sorriso é um Centro multidisciplinar, onde atuam profissionais de várias áreas, em sintonia. Todos se unem para cuidar do paciente com atenção especial. O objetivo maior é o paciente, o seu tratamento, a cura da enfermidade e o restabelecimento da saúde. A intenção principal é dar qualidade de vida ao paciente e promover sua integração social.
O Centro Pró-Sorriso tem alcançado uma média de 70 a 95% de reabilitação.
Atuam no tratamento de uma criança no Centro Pró-Sorriso profissionais das áreas: Odontologia Geral, Medicina Geral, Geneticistas, Médico Cirurgião, Anestesista, Enfermeiros, Fisiologistas, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social e Psicólogo.

Informações:

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.